Notícias

Totens nas capitais vão contar as vítimas de trânsito

ação social - 18/05/2011

As capitais dos estados brasileiros vão ganhar totens com contador que estima o número de vítimas de acidentes de trânsito no país. A iniciativa de instalar os equipamentos é do movimento Chega de Acidentes e segue os postulados proclamados pela ONU para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito (2011 a 2020).

Só Índia, China, Estados Unidos e Rússia estão à frente do Brasil em óbitos causados pelo trânsito, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O contador, que conta com patrocínio da Seguradora Líder, tem a finalidade de chamar a atenção da sociedade e do governo para o problema, que deve ser enfrentado com a criação e a implantação de um plano nacional de segurança viária.

O totem de Manaus com contador das vítimas de acidentes de trânsito foi instalado anteontem. O primeiro foi o de Goiânia. A programação imediata inclui ainda o totem de Curitiba, que será inaugurado ainda este mês e, em junho, o de Recife. O projeto ainda prevê a instalação de totens em Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília.

Nos totens, os contadores estimam o número de vítimas fatais e internações utilizando o período inicial de lançamento do Chega de Acidentes (18/09/2009), dados de mortalidade e morbidade (feridos internados) decorrentes de acidentes de transporte terrestre, do Ministério da Saúde, para o ano de 2007.

Fonte: seguros.inf.br