Notícias

Kakau Seguros apoia e defende o "Dia Mundial sem Carro"

empresas - 20/09/2022

O dia 22 de setembro marca o início da estação da Primavera, mas também se comemora o Dia Mundial sem Carro. Aqui no Brasil em algumas cidades acontecerão eventos ainda tímidos para incentivar esse movimento como, por exemplo, no Rio de Janeiro que será realizado um passeio ciclístico gratuito com expectativa de receber até 5 mil participantes no Aterro do Flamengo.

Para apoiar e defender essa causa, a Kakau – plataforma digital que utiliza a tecnologia de inteligência artificial para entregar resultados mais precisos no segmento de seguros e que oferece o Kakau Mobi – está oferecendo no mês da Mobilidade um desconto vitalício de 10% na assinatura do seguro de bicicleta com o cupom: KakauMobilidade.

De acordo com o CEO da Kakau, Henrique Volpi, “Queremos incentivar o uso da bicicleta no dia a dia das pessoas. Por isso estamos oferecendo esse desconto para as novas assinaturas do seguro de bicicleta”, esclarece.

Dados de bicicletas e ciclistas

O Dia Mundial Sem Carro foi criado na França em 1997 e a ideia se espalhou por vários países do mundo. O objetivo é conscientizar e mobilizar a população em relação a sustentabilidade ambiental e sugerindo novos meios de transportes menos poluentes. Aqui no Brasil os números de adeptos as bikes estão aumentando nos últimos anos. Tanto que o mercado de bicicletas no Brasil segue com tendência de alta em comparação com 2019.

Houve um aumento de vendas de 118%, segundo os dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike). As “bicicletas de entrada” foram as mais procuradas pelas pessoas. Consideradas ótimas para quem está começando agora no universo das bikes, elas são utilizadas para passeios, trilhas leves ou compromissos do dia a dia.

Já outra pesquisa realizada pela Strava (aplicativo para Android e iPhone que permite registrar número de pedaladas, corridas e outras atividades físicas) mostrou que, em 2021, houve um aumento do uso das bicicletas em diversas cidades do país. As principais cidades são: Curitiba com 31% de aumento em comparação com 2019. Em segundo lugar, ficou a cidade do Rio de Janeiro, com uma elevação de 25%. Em seguida, vêm Porto Alegre, com 24%; Belo Horizonte, com 20%; e Florianópolis, com 16%.

Mas ainda falta um caminho longo a percorrer. Outro dado importante é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que mostra que apenas 7% dos brasileiros usam a bicicleta como meio de transporte principal. E o poder público também precisa fazer a sua parte e aumentar o número de ciclovias nas cidades para dar mais conforto e segurança aos ciclistas. Uma pesquisa feita pelo Ibope por encomenda da rede Nossa São Paulo apontou que 82% dos paulistanos gostariam de ver mais vias para bicicletas. Entre os usuários de automóveis, o número chega a 78%.

Fonte: Kakau Seguros - Ass. de Imprensa