Seguros.inf.br

Notícias

Insurtechs provocam mudanças de comportamento no setor de seguros

tecnologia

05/02/2020

A crescente chegada de novas insurtechs ao mercado de seguros está impactando não apenas a forma de fazer negócios, mas também a maneira como as seguradoras estão se relacionando com os fornecedores de tecnologia e o cliente final.

“Se há cinco anos algumas seguradoras tinham resistência em falar com as insurtechs, hoje elas são vistas de uma outra forma pelo mercado”, afirma Roberto Panucci Filho, advogado do Mattos Filho, um dos maiores escritórios de advocacia do país e especialista em seguros, resseguros e previdência privada.

Segundo ele, o mercado passou a entender que as insurtechs não são um movimento ou uma iniciativa de risco, mas um futuro necessário. “Ou as seguradoras e resseguradoras inovam, se envolvem nessa quarta revolução industrial, ou elas estarão fora do mercado daqui a dez anos”.

Atuando no setor desde a elaboração e a revisão de apólices de seguros e de contratos de resseguros, até questões de proteção de dados e cybersecurity – a advogada Camila Leal Calais, também da Mattos Filho, concorda com o colega.

“A gente tem visto até os resseguradores mais atentos a esse movimento e também querendo aproveitar cada vez mais. Essa é uma onda que já aconteceu na Europa e nos EUA, e ela está vindo com tudo aqui para o Brasil”.

Para Camila, uma tendência dessa evolução pode ser percebida também na preocupação maior com a experiência do cliente. “Isso vai significar, cada vez mais, a construção de produtos melhores e mais adequados ao consumidor, seja ele uma pessoa física ou pequenas jurídicas consumindo seguros para os seus riscos”.

A expectativa é que não apenas o produto que será oferecido ao cliente seja cada vez mais personalizado e adequado ao risco que ele está correndo, mas também o serviço prestado pelo Corretor terá o mesmo conceito. “O Corretor vai conhecer melhor o cliente, terá menos custo para isso e, portanto, entregará uma experiência mais personalizada e adequada para cada um”, conclui Roberto.

Esse será apenas um dos temas que o escritório de advocacia Mattos Filho, deverá apresentar durante o CQCS Insurtech & Inovação 2020. O mais relevante encontro de inovação em seguros da América Latina acontecerá entre os dias 17 e 18 de junho de 2020, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.

Fonte: CQCS




<< Voltar

Ver todas

Seguros.inf.br © 2011 - 2020 - Sacla Comunicação Ltda - Todos os direitos reservados.