Notícias
ABGR defende resseguro sem fronteiras
abertura - 22/11/2011
“O negócio do resseguro é globalizado e não pode ser restringido a fronteiras, em oposição ao princípio da mutualidade”. A afirmação é da presidente da Associação Brasileira de Gerência de Riscos (ABGR), Cristiane Alves, e traz um dos diagnósticos possíveis para a regra do governo, editada há alguns meses, que limitou os negócios intragrupo.
“A restrição significa na prática uma contratação de resseguro muito mais trabalhosa e burocrática, gerando um custo no final para o segurado, já que não se pode emitir, por exemplo, uma apólice com uma seguradora do mesmo conglomerado financeiro da resseguradora que dá a capacidade à transação”, acrescenta Cristiane.
Ela aponta, no entanto, que o fato da abertura da audiência pública pela Susep demonstra que a ABGR está sendo ouvida. “A ABGR gostaria de ter voz nos processos de alteração da regulamentação do mercado de seguro e resseguro. Somos os consumidores e recebemos a contar para pagar. Além da conta, existe a preocupação com a qualidade das coberturas”, reforça.
Fonte: segurogarantia.net

