Notícias

IAIS discute temas estratégicos do mercado segurador mundial

internacional - 05/10/2011

A 18ª Conferência da Association of Insurance Supervisors (IAIS), realizada a partir de 28 e encerrada no último sábado, contou com 509 participantes, representando mais de 80 países. No encontro de Seul, além da exortação para que haja uma cooperação entre os países para salvaguardar a estabilidade financeira global, o governador dos Serviços Financeiros da Coreia, Kwon Hyouk-Se, sugeriu aos supervisores que incentivem a implementação do microsseguro em seus países, para promover novas oportunidades para todos.

O especialista propôs o intercâmbio das experiências realizadas no microsseguro em diferentes países, além do conhecimento dos trabalhos realizados pelo Banco Mundial e pela instituição Acess for Insurance Initiative, com foco na promoção de acesso ao seguro à parcela da população excluída do mercado.

Ele cobrou também ações em prol da maior proteção dos consumidores, com vistas a ampliar a confiança no mercado. E solicitou um combate mais vigoroso às fraudes no seguro, ao defender mais cooperação entre os países e a troca de informações sobre o assunto. O tema central da conferência- "Rumo ao novo horizonte da supervisão: harmonização e cooperação transfronteiriças e entre setores"- foi O fio condutor das palestras e dos oitos painéis do evento.

Em relação à contribuição para a estabilidade financeira global, o consenso é de que o ComFrame é a estrutura indicada para se estabelecer uma linguagem comum entre os supervisores, sendo fundamental a adesão dos países emergentes. Aliás, no painel do ComFrame, que trata da elaboração de uma regulamentação para supervisão dos grupos seguradores ativos internacionalmente (IAIGs), reconheceu-se a preocupação do setor com alguns tópicos, como respeito a caracteristicas culturais e de mercado de cada região e país; e recomendação de uma metodologia flexível para ser adotada em cada mercado.

E mais: o ComFrame não deveria se constituir como mais um nível de regulamentação a ser aplicada as IAIGs; e o aumento de capital não deve ser considerado como a solução, devendo ser priorizado o gerenciamento de risco.

A implementação do ComFrame deverá ocorrer em julho de 2013, e a recomendação é que seja real e passo a passo. No encontro, foi assinalada também a importância de não confundir uma IAIG com uma instituição financeira importante sistematicamente (SIFIs). Nesse sentido, debateram-se as diferenças entre o modelo de negócios de seguradoras e de bancos, deixando claro que as seguradoras têm pouca probabilidade de serem indutoras de uma crise financeira global. FOi também destacada a dificuldade na identificação das SIFIs no mercado segurador/ressegurador.

Outros temas da pauta foram a resposta do setor aos recentes desastres naturais, além dos 26 novos princípios essenciais de seguro (INsurance Core Principles) aprovados na assembleia geral do sábado e em vigor a partir de então.

Fonte: Viver Seguro