Seguros.inf.br

Mercado

Mercado voltou a crescer dois dígitos em julho

mercado

19/09/2019

O mercado de seguros registrou crescimento de 11,3% nos sete primeiros meses do ano, com arrecadação de R$ 150,9 bilhões, sem considerar DPVAT e Saúde. Trata-se da primeira vez que a taxa no ano voltou a crescer dois dígitos desde 2015. Segundo a Conjuntura CNseg, na ótica mensal, julho registrou alta de 16,8% sobre o mês anterior. Esse desempenho também resultou positivo na ótica da comparação com o mesmo mês de 2018, com crescimento nominal de 29,2%.

Como tem dito Marcio Coriolano, presidente da CNseg, o crescimento do setor tem se mostrado desigual, com os seus segmentos e ramos respondendo diversamente ao ciclo econômico e à preferência dos clientes. A maior contribuição para tanto foi do segmento de Cobertura de Pessoas, que cresceu 13,7%. Desta vez, além dos Planos de Risco – Vida e Prestamista terem mais uma vez se destacado, ocorreu recuperação expressiva da taxa de crescimento dos Planos VGBL (14,6%).

O segmento de seguros gerais, que envolve bens e responsabilidades, avançou 6%. O ramo de seguros patrimoniais permaneceu com forte desempenho (12%), considerando-se os seguros marítimos e aeronáuticos, de crédito e garantias, de responsabilidade civil e o rural.

O segmento de títulos de capitalização também se destaca, com um avanço de 12,7% nesses primeiros sete meses.

Segundo comenta Coriolano na Conjuntura CNseg, o bom desempenho registrado nesses sete meses do ano serve para ratificar a reversão da tendência do comportamento anualizado que já estava em perspectiva ao final do primeiro semestre, evidenciada pela série de 12 meses móveis, que até abril mostrava virtual estabilidade, tendo crescido 1,5% com a inclusão do mês de maio, passou a 3,1% computado o mês de junho e agora, com julho, chegou a 5,5%.

Fonte: CNseg, via Sonho Seguro




« Voltar

Ver todos

Seguros.inf.br © 2011 - 2019 - Sacla Comunicação Ltda - Todos os direitos reservados.